O que é cashback, como implementar e casos de sucesso

O que é cashback?

O cashback é uma forma de devolver parte do dinheiro gasto em compras e pode ser oferecido por empresas de qualquer segmento e tamanho. Tudo começou em 1998, quando a empresa norte-americana Ebates introduziu o conceito do cashback no mundo. Hoje, a companhia fatura mais de US$ 1 bilhão operando nesse modelo.

No Brasil, o cashback apareceu em 2007, mas só nos últimos anos vem ganhando mais força e visibilidade. Em 2019, mais de 6 milhões de estabelecimentos já utilizavam essa estratégia e foram devolvidos aos clientes cerca de R$ 500 milhões. Em 2020, devido à mudança brusca no cenário digital, as estratégias de cashback e cupons faturaram R$ 1,5 bilhão só no 1º trimestre. Um salto gigantesco no volume desse tipo de operação, que não para de crescer.

De acordo com a empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, a Statista, a expectativa é que a indústria global de cashback atinja mais de US$ 200 bilhões por ano até 2024. Cerca de 46% dos participantes de programas de cashback consideram ser um passo vital em suas decisões de compra. De acordo com a mesma pesquisa, os varejistas que oferecem cashback aumentaram a receita até duas vezes e meia mais rápido do que os concorrentes que não utilizam esse recurso, gerando retornos entre 100 e 400% maiores nos lucros. Uma excelente estratégia para redes de lojas físicas, e-commerce e também para Marketplaces.

Como implantar um programa de cashback?

O cashback é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas para fidelizar seus clientes atualmente no mundo inteiro. Para o varejista, é uma estratégia de vendas que tem se mostrado bastante eficiente, porque cria um vínculo com seus clientes, que sempre retornam para o resgate, seja em pontos ou em descontos, por exemplo.

Para implantar um programa de cashback é preciso, primeiramente, identificar qual o objetivo com esse programa. É necessário definir os parâmetros do programa, como, por exemplo, qual será o valor do desconto, em quais lojas, por valor mínimo de pedido e qual será o período de validade da promoção e do resgate. Com a possibilidade de criar várias campanhas simultâneas com cashbacks diferentes.

Uma vez que esses parâmetros estejam definidos, é preciso divulgar o programa para a adesão dos clientes e ter um planejamento de marketing para manter a constância na participação ativa por parte dos clientes. Para isso, é importante utilizar canais de comunicação que sejam relevantes para o público-alvo da marca.

Tipos de programas de cashback

Cashback Money– Permite o registro de créditos e resgates através de compras realizadas nas lojas físicas e no e-commerce, com a possibilidade de oferecer aos clientes bônus em dinheiro.

O Add Cashback Money é uma plataforma que oferece uma solução completa com todos esses recursos, com a vantagem adicional de ter integração com o Add Ativem, que permite a construção de audiência nas mídias sociais Facebook, Instagram, Google e YouTube para veiculação de campanhas promocionais para participantes do programa de cashback;

Cashback Points – Nessa modalidade, acontece o acúmulo de pontos e a troca por produtos em lojas físicas e/ou no e-commerce. O Add Cashback Points é uma solução que oferece o recurso de registro de créditos e débitos, o gerenciamento dos créditos disponíveis por cliente e o extrato de cada um. Oferece ainda APIs de integração com Sites, e-commerce, aplicativos e PDV.

Quais as vantagens do programa de cashback?

Como regra do mercado, o ideal é o cashback que devolve parte do valor que foi gasto e tenha prazo máximo de resgate determinado pelo varejista. O objetivo é que o cliente volte a consumir com recorrência. Detalhamos quais são as vantagens:

Fidelizar clientes – O comércio é motivado pelo desejo de atrair e fidelizar clientes, porque clientes fiéis tendem a comprar mais e indicar os produtos e serviços para outras pessoas. No entanto, fidelizar clientes não é uma tarefa fácil. É preciso oferecer produtos e/ou serviços de qualidade, preços competitivos e um atendimento personalizado. Neste quesito o cashback é um mecanismo perfeito porque incentiva a fidelidade, com programas de pontos e descontos acumulativos, funcionando, inclusive, como um atrativo a mais para o retorno do cliente mais vezes ao e-commerce, na loja física ou mesmo no Marketplace;

Incentivar as vendas – O cashback costuma ter prazo de validade, por isso, muitos clientes acabam comprando algo ou utilizando algum serviço para poder aproveitar o resgate do prêmio. Tenha em mente que as pessoas não vão preferir pesquisar cupons e ofertas online se já tiverem vantagens do seu programa de cashback. As pessoas querem economizar tempo e dinheiro.

 Atrair novos clientes – Ao oferecer descontos e vantagens exclusivas para os participantes, o cashback serve como incentivo para as pessoas aderirem ao programa;

 Gerar vendas através de incentivos – As promoções de pontuação, como o cashback em dobro, são ótimas maneiras de gerar vendas, porque incentivam os clientes a comprar mais, pois sabem que haverá um benefício maior em troca. Para gerar um alto volume de vendas, é importante escolher os produtos certos para oferecer como incentivo.

Aumentar o ticket médio – Por meio de análises dos dados de vendas, é possível conhecer melhor seu cliente, personalizar recompensas de acordo com seus hábitos de compra e oferecer o que eles realmente desejam, o que resultará em um aumento no ticket médio;

Ampliar a visibilidade com a venda cruzada – Pessoas que desejam receber recompensas por suas compras geralmente fazem compras adicionais. Por exemplo: se você oferece sapatos ao cliente que comprou um vestido, provavelmente a pessoa comprará sapatos de você porque tem um programa de cashback que outra empresa não tem. O cashback é também uma maneira rápida e fácil de fazer upsell e cross-sell para sua base de clientes.

Casos de Sucesso

Mania de Churrasco: A rede Mania de Churrasco Buffet nasceu em 2001, com a proposta de servir o autêntico churrasco gaucho na capital paulista. Em 2012 houve uma expansão na rede e foi inaugurada a Mania de Churrasco Prime Steak House. Hoje são mais de 80 unidades espalhadas por todo o país.

O programa de Fidelidade é uma das estratégias adotadas nessa bem-sucedida trajetória. A regra é o cliente acumular pontos em todas as compras para, depois, ganhar prêmios. Na onda do mobile, a Mania de Churrasco criou o aplicativo Wallet, que funciona como uma carteira digital para a conferência dos pontos, comunicação com os clientes e resgate das recompensas.

A estratégia é oferecer 1 ponto a cada real gasto, com possibilidade de resgate a partir de 40 pontos. Como incentivo, a rede oferece 40 pontos ao se cadastrar e outros 60 pontos no dia do aniversário do cliente. Os prêmios são os próprios produtos da rede, que vão desde água (40 pontos) até o Angus Short Rib que demanda 650 pontos. Faz parte da estratégia excluir algumas lojas da rede dessa promoção, como as de aeroportos e buffets.

A plataforma Add Casback está totalmente integrada ao ERP da Eclética Tecnologia, permitindo a utilização do programa de fidelidade em todas as lojas físicas da rede.

https://maniadechurrasco.com.br/maniadefidelidade/

Integração da plataforma de cashback com outros sistemas 

A disponibilidade de APIs permite que as plataformas Add Cashback Money e Add Cashback Points sejam integradas tanto com ERPs das lojas físicas e como com plataformas de e-commerce.

Integração com RD Station – O e-mail marketing é uma das principais ferramentas para quem trabalha com vendas online. É usado para aumentar as vendas, fidelizar clientes e até mesmo conquistar novos consumidores. Uma das maneiras mais eficientes de fazer e-mail marketing é usar a automação de envio de mensagens personalizadas para cada cliente, o que aumenta consideravelmente as chances de conversão.

A RD Station é uma plataforma de automação de marketing que oferece recursos avançados. Por isso, a integração com a RD Station permitirá a criação de campanhas automatizados com relatórios de quais usuários têm cashback, estimulando o resgate e, ao mesmo tempo, o consumo para obter mais benefícios.